Boas pessoal, hoje trago-vos uma review a uma caixa muito engraçada!
É uma marca pouco conhecida para muitos de nós mas com uma linha de produtos bastante interessante!
A Ironclad é destinada a aumentar o leque de caixas gaming existentes no mercado, com um preço médio de (USD 110) o que convertendo para a nossa moeda dá algo como 80€ a 85€ mas penso que os preços esperados para cá será um pouco mais, diria mesmo a rondar os 100€ a 120€!
Especificações:
Unboxing
Como podem ver é uma caixa com um design um pouco fora no normal, com uma frontal em "Plástico" com 5 baias de 5.25'' e 1 de 3.5''' (convertida de uma gaveta 5.25")
Podem ver também um dos painéis laterais com uma janela em "Mesh" com a visível ventoinha de 22cm e possível aplicação até 6 ventoinhas de 120cm
Podem ver manual que vem em várias línguas mas mais uma vez o Português é esquecido nestes pormenores! Conta também com algumas fivelas, extensões para fans, apoios de borracha e todos os parafusos necessários para a montagem!
O Topo em pormenor:
São bem visíveis os pormenores nesta caixa, o pormenor do nome da caixa pintado no painel frontal em que encontramos as ligações rápidas para E-Sata, Firewire, USB, e Headphones! Conta também com 2 ventoinhas de 120cm!
Na parte de baixo da caixa contamos com 4 "pés" rotativos de apoio à estabilidade da mesma!
Traseira:
Podem ver por estas imagens, a fonte de alimentação é colocada em baixo o que tem começado a ser quase como obrigatório em algumas caixas, uma ventoinhas na traseira, e a possibilidade de passar até 4 tubos de Watercooling!
Painéis Laterais:
Como já referi o painel de acesso a todo o sistema conta com uma ventoinha de 22cm e possibilidade de colocar até 6 ventoinhas de 12cm a ventoinha de 22cm conta também com um controlador de RPM'S colocado na própria lateral, o que se optarmos pelas alternativas 6 ventoinhas irá ficar visível os buracos do controlador ! Não seria propriamente o indicado para quem procura um pouco de silêncio! A insonorização dos painéis também não foi esquecida contando com a tradicional espuma de absorção de ruídos!
Interior:
O interior desta caixa continua a surpreender, pintado de preto como gostamos, conta também com alguns acessórios interessantes! Um ponto negativo será o filtro colocado onde fica a fonte, deveria ser um filtro de facilmente removível, o que não é o caso implicando ter de retirar a fonte de alimentação para uma limpeza que poderia ser muito mais fácil!
A qualidade da pintura foi até o que mais me chamou a atenção fugindo ao liso habitual!
Podemos ver também o mecanismo usado para segurar os aeroslot's apesar de pessoalmente não achar grande piada reconheço que é sem duvida bastante prático, o único contra deste mecanismo é ser em plástico o contrário dos mecanismos de outras marcas que são em meta!
Os aeroslot's estes são um pouco diferentes do tradicional pedaço de metal estes são em rede o que lhe dá um look até bastante engraçado!
Esta caixa trás 3 ventoinhas de 12cm (1 no topo, 1 na frontal, 1 na traseira) outro aspecto negativo é não serem ventoinhas sleevadas nos dias de hoje deveria ser como que obrigatório!
A frontal desta caixa é facilmente removível bastando puxar, esta tem com uma rede plástica no interior proporcionando assim um interior mais limpo de sujidades! Teremos também acesso à terceira ventoinha e a mais alguns acessórios como os suportes para os discos e drives!
Colocação dos discos:
O sitio onde poderemos colocar até 6 discos 3.5" e mais um de 2.5" com uma gaveta ideal para SSD!
O painel frontal de ligações rápidas!
Conclusão:
É uma caixa bastante sólida com uns pormenores bastante apelativos, confirmando-se o preço penso que será uma boa escolha a quem a comprar!
As minha recomendações iriam mesmo para a alteração do filtro na fonte de alimentação o que não se torna nada simples.
O sleeving nas ventoinhas para um melhor aspecto, e o mais importante uns cortes extras no tray da motherboard para passagem de cabos pois não existem alem do corte de fácil acesso ao backplate do CPU.
Alterava também a posição em que se encontra o controlador de RPM'S da ventoinha de 22cm de modo a não ficarmos com buracos na lateral da caixa caso opte por usar a alternativa de 6 ventoinhas!
Os aspectos positivos vão para a qualidade da pintura desta caixa, o design fora do normal e bastante engraçado, a gaveta de organização dos acessórios para os discos e drives e o suporte para ssd's ou discos 2.5"!
O mecanismo que prende os aeroslots não sendo novidade é também uma mais valia nesta caixa, sendo mais fácil a troca de componentes!
Espero que gostem da review e venham dai esses comentários
Vi a caixa ao vivo e tenho de concordar com o soul, a mesma tem pormenores bem interessantes e outros (muito poucos) que olhando-se à qualidade geral não se percebem.
Seja como for a caixa é sem dúvida uma boa aposta. É certo que tem um visual meio transformers hehe mas come-se bem e acreditem que tem muito boa presença.
A cor das ventoinhas e dos acessórios em amarelo verde fluorescente destoam um tanto ao quanto do resto do conjunto, contudo e isto a meu ver, aliando ao aspecto da frontal, ficamos logo inspirados para fazer um mod alien na caixa hehe.
Vá admito que fiquei bastante agradado com esta caixa e que se tivesse disponibilidade ela ia morar para minha casa para lhe fazer um valente modding .
Deixo aqui uma pequena parte das ideias que tive enquanto estávamos a ver caixa (eu e o soul).
Primeiro que tudo era remover aquela parte cinzenta da frontal (que a meu ver não se enquadra na caixa) e colocar ali um lcd de dimensões generosas. Só com isso a coisa ficaria logo do bufo .
Depois com a ideia alienígena na cabeça pensei em colocar uma boa iluminação na frontal. Para tal era necessário uma iluminação variável colocada no interior da frontal e perfurar aqueles seis rectângulos existentes nas laterais da frontal (3 de cada lado) para deixar passar ligeiramente alguma luz. Com isso jogaria-se um bocado e conseguiria-se recriar tipo o ritmo da respiração da besta . Com um bocado de experimentação deveria-se conseguir conter a luz só nesses espaços ou então conseguir difundir alguma para os alvéolos dos slots frontais caso isso tornaria a coisa mais eficaz / interessante.
Depois... ficavam a saber tanto como eu hehe.
Deixo aqui um vídeo onde fui colher a ideia da iluminação tipo respirar. Vejam a partir do tempo 0:30 para perceberem a ideia .